JBS sofre ataque hacker e suspende operações em vários países
Home » Blog » Ransomware » JBS sofre ataque hacker e suspende operações em vários países

JBS sofre ataque hacker e suspende operações em vários países

postado em: Ransomware

Maior processadora de carne bovina do mundo, a brasileira JBS sofreu um ataque hacker no último fim de semana que pode ter comprometido as suas operações em vários países. O problema parece ter sido mais grave na Austrália, mas existe a suspeita de que unidades da companhia em países como Canadá, Estados Unidos e Reino Unido também tenham sido seriamente afetadas.

Até o momento, a JBS não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. No entanto, o ataque foi confirmado nesta segunda-feira (31) por Brent Eastwood, CEO da JBS Austrália. O executivo relatou ao site Beef Central que, devido ao incidente, todas as unidades da companhia no país ficaram inoperantes.

Diante da dimensão do problema, Eastwood não soube informar quando as operações serão normalizadas. O executivo informou apenas que a empresa tem trabalhado para restabelecer seus sistemas e já comunicou o ataque às autoridades australianas, que acompanham o caso de perto.

O tipo de ataque que afetou a JBS é outro detalhe ainda desconhecido, mas são grandes as chances de o agente causador ser um ransomware, afinal, ações envolvendo esse tipo de malware estão em alta no mundo todo e têm como consequência justamente a paralisação de sistemas em um nível que impede as operações da organização afetada.

A JBS está por trás de dezenas de marcas ligadas ao setor de alimentos, como Friboi, Swift, Seara, Pilgrim’s e Moy Park. Esses e os demais negócios fazem a companhia ser a segunda maior produtora de alimentos do mundo e a maior de proteína animal.

Com base nisso, fica fácil concluir que os efeitos de uma paralisação como essa podem ser devastadores para a empresa.

Se o ataque for mesmo de grande escala, como aparenta ser, é possível que as operações brasileiras também tenham sido prejudicadas, mas, pelo menos por ora, não há informação sobre isso.

 

Fonte: Tecnoblog

SAIBA COMO SE PROTEGER DE RANSOMWARE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *