plano de continuidade de negócios
Home » Blog » Plano de Continuidade de Negócios (PNC): O Manual completo

Plano de Continuidade de Negócios (PNC): O Manual completo

postado em: Blog

Toda empresa está sujeita a imprevistos ou desastres, vide a recente pandemia, por isso ter um Plano de Continuidade de Negócios, o PNC, é fundamental para não parar sua operação.

O PNC age em conjunto com outras estratégias e utiliza da implementação da tecnologia de dados para garantir que a empresa continue funcionando mesmo em caso de invasão hacker ou outros desastres que comprometam a segurança da informação .

Você sabe da importância de proteger seus dados, mas já se perguntou como implementar de forma adequada um plano de contenção desses?

Confira no artigo de hoje o manual completo para elaborar um plano de continuidade de negócios adequado para a necessidade da sua empresa.

Boa leitura.

O que é Plano de Continuidade de Negócios (PCN) ?

No cenário ideal o plano de continuidade de negócios é pouco usado, porém quando necessário ele pode salvar a sua operação e evitar prejuízos enormes.

Basicamente ele serve para ser um paliativo em caso de desastres, sejam de ordem incidental, como inundações, incêndios ou até defeitos de hardware, mas também contra ataques sistêmicos como invasões hackers.

O plano de continuidade de negócio é ativado nesses casos extremos, para que a empresa possa operar de forma funcional até que a situação seja completamente resolvida.

Dessa forma, o trabalho não para e o fluxo de dados continua ativo, mesmo que de forma um pouco mais restrita.

plano de continuidade de negócios plano de contenção

Qual o objetivo de um Plano de Continuidade de Negócios?

Imagine o plano de continuidade de negócios como um gerador elétrico em um hospital, pois como há pacientes que dependem de equipamentos, num eventual problema com a rede elétrica, o gerador vai dar conta de manter o mínimo funcionando até restabelecer o sistema.

O PCN é o equivalente tecnológico disso, e associado com outras medidas de contenção, mantém os setores vitais da empresa funcionando mesmo em casos de emergência.

É uma estratégia de proteção de dados fundamental para as empresas hoje em dia, que dependem de sistemas online e servidores externos, pois permite que as atividades comerciais se mantenham ativas mesmo em cenário adverso.

Quais são as etapas do Plano de Continuidade de Negócio?

É difícil prever quando irá ocorrer algum tipo de desastre ou acidente, a exemplo da pandemia em 2020 que pegou o mundo de surpresa e de repente as empresas tiveram que fechar suas portas e algumas adotaram o home office como solução temporária.

Quem possuía um plano de continuidade de negócios, sem dúvida sentiu menos os impactos, ainda assim, a estratégia precisa ser construída em cima de etapas bem estabelecidas para poder ser eficiente.

Ter um profissional de T.I na elaboração e implementação do plano é sempre o melhor caminho, mas vamos te mostrar alguns passos que podem direcionar a sua estratégia.

Primeiro é importante analisar quais riscos podem representar uma ameaça a sua estrutura de dados.

Depois é preciso entender o quanto de impacto essas ameaças terão na sua operação caso se concretizem.

Por fim, desenvolva um plano de ação para cada uma das ameaças e de seus impactos, visando retomar as atividades o mais rápido possível sem comprometer os dados.

Lembrando que esse plano tem que ser bem claro e conciso, na medida que todos da empresa conheçam bem o que fazer em caso de desastre.

plano de continuidade de negócios desastre no servidor

Por que é importante ter um Plano de Continuidade de Negócios?

Os eventos Cisnes Negros são aqueles acontecimentos de grande escala que mudam o status quo de um país ou mesmo do mundo todo, e são quase impossíveis de serem previstos.

A quebra da economia americana em 2008, o terremoto no Japão que destruiu parte da usina nuclear em Fukushima e até mesmo a pandemia, fazem parte dessa lista de eventos imprevisíveis e muito destrutivos.

Sem um plano de continuidade de negócios, inúmeras empresas não teriam sobrevivido aos impactos desses acontecimentos históricos, como de fato, muitas ficaram pelo caminho e tiveram que fechar suas portas.

Isso se considerarmos eventos de grande magnitude, mas o plano serve também para imprevistos até mais corriqueiros.

Incêndios acidentais, inundações, erro humano, invasão hacker, etc… Sua empresa está sujeita a tudo isso, mesmo com baixa probabilidade para algumas.

O ponto é, ter um plano de continuidade bem definido, é ter a segurança de uma ação rápida que não deixa as operações da empresa pararem por completo.

Vantagens de um Plano de Continuidade de Negócios?

O Plano de Continuidade de Negócios não deve agir sozinho, é preciso que haja alguns complementos com outros planos de contingência, auxílio de seguros e outros mecanismos para criar uma proteção mais completa.

A diferença é que o PNC é o guia de ações práticas para conter a situação, para que não seja um “Deus nos acuda” em caso de emergência.

Alguns dos benefícios de um plano de continuidade de negócios bem elaborado são:

– Respostas rápidas e eficientes

Agir por impulso em situações de desespero é comum ao ser humano, por isso que já ter definido qual atitude tomar em caso de emergências é fundamental para não perder o controle.

Conter o problema de forma rápida e eficiente é o que propõe o plano, por isso que todos na empresa tem que estar muito ciente dos passos a seguir, ou ao menos ter acesso fácil ao planejamento em caso de problemas.

– Gestão de riscos eficaz

O trabalho começa na prevenção, e mapeando os riscos previstos no PNC, fica mais simples fazer uma melhor gestão e corrigir falhas sistemicas..

O chamado “risco calculado” vai ajudar a direcionar decisões administrativas que visam o crescimento da empresa.

– Maturidade em governança

O plano de continuidade de negócios aliado à experiência do gestor, permite que o ambiente de operações seja muito mais seguro e eficiente.

Entender que erros, problemas e falhas fazem parte do jogo, auxilia na hora de tomar decisões estratégicas e ser mais competitivo, ainda mais sabendo que a retaguarda está bem protegida.

– Vantagem competitiva

Em caso de um problema que afeta a todos, como a pandemia, ter um plano de continuidade de negócios ajuda a sua empresa continuar operando, e mais do que isso, te destaca da concorrência.

Não se engane, muitas empresas ficaram para trás, por não estarem minimamente preparadas para o lockdown.

É nessas horas que um PNC bem elaborado e aplicado de forma eficiente, faz com que negócios não só se mantenham vivos, mas ainda consigam prosperar diante de adversidades.

plano de continuidade de negócios internet caiu

Como criar um plano de continuidade de negócios 

Dependendo do tamanho da estrutura da sua empresa, o plano de continuidade de negócios pode ser um pouco complexo, por isso, é ideal começar dividindo em alguns subplanos.

Essa abordagem estratégica é utilizada para definir melhor as etapas do plano completo e também para indicar quais times da sua empresa vão atuar em cada setor.

Por isso que o PNC não vem sozinho, mas sim associado a outras táticas de contenção de danos, pois depende de ações multidisciplinares. Sendo assim, não é responsabilidade só do setor de TI ativar o plano, mas de várias áreas da empresa, dependendo de onde ocorre o problema.

Em casos corriqueiros como queda da internet, ativa-se o plano de continuidade operacional, que tem objetivo único e exclusivo de restabelecer o sistema enquanto garante que os principais ativos da empresa permaneçam operando.

Algumas grandes empresas, por exemplo, contam com 2 ou até mais provedores de internet para caso de falha em uma a outra dê conta de segurar.

Os mais preparados têm opções de conexão via rádio e até via satélite para ocasiões em que o cabo deixe de operar, tentando assim cobrir todas as possibilidades, pois nesses casos o sistema não pode ficar fora do ar em hipótese alguma.

Todas essas atribuições ficam a cargo do do gestor do plano de continuidade operacional (PCO).

Na sequência, tem o plano de gerenciamento de crises (PAC) que detalha as funções dos envolvidos na ativação do plano.

Cabe ao gestor PAC listar os principais procedimentos e atribuir ações a cada um dos integrantes da equipe, levando em conta até um tipo de hierarquia, com suplentes para funções vitais para empresa.

Isso serve para não correr o risco caso o principal responsável de uma função esteja fora da empresa, dessa forma sempre tem alguém para substituir e executar a ação necessária em caso de emergência.

A última parte que compõem as etapas de um plano de continuidade de negócios é o plano de contingência para emergência, e só é ativado em último caso.

É realmente uma ação de contenção máxima, que muitas vezes envolve sacrificar dados e equipamentos para minimizar o estrago.

Por exemplo, uma invasão hacker que atinja o principal servidor da empresa, em muitos casos vale a pena desligar tudo e conter o avanço, mesmo que no processo se percam algumas informações.

Aqui vale a dica ter ter um sistema de backup em nuvem periódico, de preferência um serviço robusto que garanta a proteção desses dados em caso de emergência.

Assim, mesmo que o plano de contenção de emergência seja acionado e o servidor tenha que ser deletado (no pior dos cenários), você terá a maior parte dos seus dados seguros na nuvem.

Como a Vantix pode ajudar sua empresa?

Como já ficou claro, o plano de continuidade de negócios requer esforços conjuntos de várias áreas de uma empresa, visando a proteção e perenidade dos seus dados bem como o funcionamento ininterrupto dos seus sistemas.

Então, não basta um simples manual para ser acionado em caso de emergência, é preciso no dia a dia reforçar a segurança da informação, manter tudo sempre atualizado e deixar os colaboradores cientes de suas responsabilidade para com os dados armazenados.

Pensando nisso, a Vantix se especializou na segurança de dados empresariais pensando em cobrir todos os aspectos vulneráveis dos sistemas. 

É o que chamamos de Proteção 360, e faz parte de uma das nossas soluções mais completas, o Check Point Harmony.

Ao longo dos anos construímos uma infraestrutura com tecnologia de ponta, que nos permite cada vez mais aprimorar nossos serviços e oferecer segurança da informação do mais alto nível.

Já são mais de 300 projetos concluídos, com mais de 30.000 horas de consultoria oferecidas e nada menos que 15 petabytes de dados, todos protegidos pelo nosso serviço.

A nossa gama de softwares e ferramentas, aliado a profissionais qualificados e experientes, permite que a Vantix seja a opção ideal para te ajudar a implementar um plano de continuidade de negócios na sua empresa.

Desde a infraestrutura tecnológica até o acompanhamento técnico, temos a expertise para entregar até o serviço de segurança em nuvem, para oferecer backups periódicos e manter seus dados e informações seguros e atualizados.

Aproveite para conhecer mais da nossa história e nossos serviços, e saiba porque a Vantix é uma das líderes brasileiras no setor de Data Protection (segurança da informação).

Conclusão

É fundamental estar preparado para as eventualidades, pois sabemos que por mais tranquilo que uma situação pareça, basta um acontecimento para tudo virar de cabeça para baixo.

A pandemia mundial serviu para abrir os olhos de muitos empresários para a necessidade de um plano de continuidade de negócios, afinal, vimos na prática como muitas portas de empresas se fecharam desde que os lockdowns começaram.

Conhecer os riscos não serve apenas para tentar evitá-los, mas também para saber até onde você pode chegar sem causar danos ao seu patrimônio, por isso é tão importante conhecer o passo a passo do plano.

O PNC dá ao empresário a opção de arriscar para ser mais competitivo, e em caso de adversidade pode acionar o plano para amenizar os danos.

Antes de implementar um plano de continuidade de negócios, pense na importância que ele terá para o futuro do seu negócio e procure profissionais que realmente possam entregar um trabalho eficiente de infraestrutura e de implementação.

Se você já possui um time de TI na empresa, fale com ele sobre o que a empresa precisa para elaborar um PNC e o que já está pronto para utilizar.

Depois, conta com a Vantix pois temos experiência em mais de 30 mil horas de consultoria e tecnologia de ponta para implementá-la. 

Confie nos especialistas e se prepare para o que vier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.