5 maneiras de atender aos Requisitos de Conformidade e Regulamentações
Home » Blog » LGPD » 5 maneiras de atender aos Requisitos de Conformidade e Regulamentações

5 maneiras de atender aos Requisitos de Conformidade e Regulamentações

postado em: LGPD

Sabemos que estar em conformidade (ou compliance) não é fácil: o custo é alto, demorado e as leis e regulamentações estão em constante mudança. Pode ser difícil obter a adesão dos funcionários ou da liderança que enxergam a conformidade como uma barreira para produtividade.

E pode ser difícil saber quando a sua empresa está ou não em conformidade.

Mas se você está fazendo negócios em um ambiente regulatório, sabe como é crucial atender aos requisitos de conformidade e padrões de regulamentações. Esses requisitos existem por um motivo – para proteger seus dados e os dados de seus clientes.

Por outro lado, a não-conformidade custa mais do que o dobro de manter ou atender aos requisitos de conformidade – de acordo com um estudo do Ponemon Institute, o custo médio para organizações que enfrentam problemas de não conformidade é de US $ 14,82 milhões. Isso inclui multas, custos de conformidade forçada e perda de negócios.

Para evitar esses custos, é fundamental que sua empresa seja proativa em relação à conformidade. Aqui estão algumas sugestões para fazer isso:

Fique por dentro das mudanças regulatórias

Fique por dentro das mudanças regulatórias

Não é suficiente só estar em conformidade; certifique-se de ser proativo na verificação de padrões e regulamentos atualizados. Isso não é fácil – de acordo com a pesquisa de custo de conformidade da Thomson Reuters Regulatory Intelligence (TRRI), o maior desafio para as organizações é manter-se atualizado com as mudanças regulatórias.

Em alguns setores, acompanhar as mudanças nas regulamentações pode parecer um trabalho de tempo integral; A TRRI rastreia 1.000 órgãos reguladores em todo o mundo. No ano passado, a TRRI identificou 57.398 alertas regulatórios desses órgãos, uma média de 220 atualizações de regulamentos e padrões todos os dias.

É improvável que a maioria das empresas receba tantos alertas diários, mas o tempo gasto em mudanças regulatórias pode – e deve – ser significativo.

Os responsáveis pela conformidade gastam cerca de 15% de sua semana rastreando as mudanças regulatórias e esse número tende a aumentar. A TRRI descobriu que 71% das empresas esperam que a quantidade de informações regulamentares publicadas por órgãos reguladores aumente no próximo ano.

Certifique-se de que seus funcionários entendam a importância da conformidade

Certifique-se de que seus funcionários entendam a importância da conformidade

É difícil ficar animado quando você não entende por que precisa estar em conformidade e quais regulamentos está cumprindo

Torne o processo mais transparente para seus funcionários, oferecendo treinamento, explicando os regulamentos que devem seguir, por que esses padrões são importantes e como isso afeta o trabalho diário de seus funcionários. Certifique-se também de que eles saibam o que está em jogo – para eles e para a empresa – se sua organização não estiver em conformidade.

Eleja um campeão de conformidade

Eleja um campeão de conformidade

Embora a conformidade seja tarefa de todos, deve haver uma pessoa central responsável conformidade.

A maioria das grandes organizações tem um diretor de conformidade, enquanto outras têm equipes completas de conformidade, mas as empresas de pequeno ou médio porte podem não ter os recursos para um diretor ou uma equipe de conformidade.

Se sua organização ainda não tem um diretor de conformidade, designe alguém para lidar com os problemas de conformidade. As funções dessa pessoa devem incluir monitorar a conformidade, verificar se há atualizações de regulamentos e padrões e manter o resto da sua organização informada.

Se precisar de ajuda, agente um bate-papo gratuito com nosso DPO – Data Protection Officer:

AGENDAR UM HORÁRIO

Construa uma ponte entre sua equipe de segurança e o departamento jurídico

Construa uma ponte entre sua equipe de segurança e o departamento jurídico

A conformidade com os padrões e regulamentos de segurança não é apenas um problema do CISO. Como as penalidades por violações e não conformidade podem ser muito severas, é importante que os profissionais da área jurídica da empresa trabalhem com seu encarregado de conformidade ou sua equipe de segurança para revisar incidentes, vazamentos públicos, políticas e riscos, entre outras coisas.

Um relacionamento forte com o departamento jurídico pode ajudar a manter sua empresa em conformidade e pode ajudar seu conselho e liderança a encarar a conformidade mais a sério.

Monitore constantemente a conformidade com as ferramentas certas

Monitore constantemente a conformidade com as ferramentas certas

Não é mais suficiente usar ferramentas estáticas como listas de verificação para monitorar a conformidade. Eles só permitem que você veja se está em conformidade quando a lista de verificação estiver concluída.

Ferramentas automatizadas permitem monitorar a conformidade em tempo real, com garantia contínua de que sua organização está em conformidade com os regulamentos e padrões, minimizando os riscos cibernéticos que podem levar a uma violação de dados e minimizando a chance de que um erro humano possa levar a um gap na conformidade.

Ferramentas automatizadas também economizam tempo. A TRRI descobriu que as equipes de conformidade ainda gastam uma quantidade significativa de tempo rastreando desenvolvimentos regulatórios – 60% das equipes gastam entre 1 e 7 horas por semana alterando políticas e procedimentos para regulamentações atuais.

No entanto, esses números estão abaixo de onde estavam em 2012 e 2015, sugerindo que mais equipes estão usando ferramentas automatizadas.

Como o SecurityScorecard pode ajudar

SecurityScorecard
SecurityScorecard

O SecurityScorecard permite que você visualize e monitore continuamente as classificações de segurança, adicione facilmente fornecedores ou organizações parceiras e relata como está a saúde cibernética de seu ecossistema. Quando um problema é detectado, a plataforma gera automaticamente um plano de ação recomendado para a correção do problema, a fim de atingir uma nota de carta “alvo” para os clientes e seus fornecedores e organizações parceiras.

Ele também fornece acesso a percepções de violação e mostra um registro claro dos problemas que afetaram as pontuações ao longo do tempo. Ferramentas de colaboração adicionais ajudam as empresas a gerenciar melhor a segurança e garantir conformidade contínua com padrões e estruturas regulatórias.

AVALIE SUA PONTUAÇÃO DE SEGURANÇA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.