4 erros de Gestão de Dados mais cometidos pelas empresas
Home » Blog » 4 erros de Gestão de Dados mais cometidos pelas empresas

4 erros de Gestão de Dados mais cometidos pelas empresas

postado em: Blog, Privacidade de Dados

Independente da área, a gestão de um modo geral é uma atividade complexa e sempre envolve diferentes áreas de uma organização. Em se tratando de gestão de dados, a maioria das empresas acabam cometendo os mesmos erros, muitas vezes pequenos detalhes que comprometem a organização como um todo.

Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE revela que grande parte dos empresários ainda sentem grande dificuldade em lidar com as novas tecnologias disponíveis no mercado. Algo totalmente compreensível, visto que 35% dos empresários brasileiros possuem apenas o ensino fundamental completo. 

Principais erros de Gestão de Dados

Confira abaixo os 4 erros de gestão de dados mais cometidos nas empresas e suas possíveis soluções para obter um melhor desempenho e segurança nos negócios.

Falta de Planejamento

Um dos erros mais recorrentes e também o mais prejudicial é a falta de planejamento. Sem um processo de análise e delineamento de ações voltadas para uma gestão de dados, será impossível lidar com futuros problemas e situações inesperadas.

Não investir na capacitação de colaboradores

Capacitação de colaboradores

O conhecimento é um dos fatores mais importantes dentro de uma empresa, por isso é imprescindível fornecer capacitação e conhecimento aos funcionários que fazem parte daquela empresa.

Infelizmente, depois de contratados, a maioria das empresas não veem em seus colaboradores a oportunidade de desenvolver talentos, o que é um grande erro. Independente do nicho em que uma organização atua, os funcionários devem ser vistos como parceiros dentro dos processos gerenciais, recebendo cursos, participando de reuniões e treinamentos de atualização.

Tentar manter a adequação com a LGPD sem o suporte de um sistema adequado e habilitado

adequação LGPD implementação

Para garantir a adequação com a Lei Geral de Proteção de Dados, se faz necessária a utilização de um sistema que estruture os processos e faça a gestão otimizada dos dados pessoais de forma contínua. É um grande erro das empresas tentar realizar a gestão desses dados sem o uso de um sistema habilitado.

Resistência a soluções tecnológicas

Não muito distante do tópico citado anteriormente, um dos maiores e prejudiciais equívocos de muitos empresários é a resistência a tecnologia, o que antes até poderia ser considerada uma opção é hoje uma escolha totalmente errada e que pode trazer um prejuízo imensurável para a organização.

Muitas vezes, é exatamente aquele sistema que você deixou de implementar na sua empresa porque “não valeria a pena” ou “seria difícil se adaptar” que pode ser a mais completa solução para todos os seus problemas de gestão de dados.

Nos últimos anos, a transformação digital vem fazendo com que pequenas e grandes empresas percebem a importância da gestão segura de dados e encontrar insights valiosos que podem melhorar a satisfação e retenção de clientes e, sobretudo, potencializar seus resultados.

Essas empresas também observaram que ao coletar e salvar os dados do cliente, estavam correndo o risco dos dados serem mal utilizados, acessados por pessoas não autorizadas, ou até mesmo roubados. Para essas situações a VANTIX utiliza a plataforma Securiti, que oferece uma solução robusta e garante a segurança de dados por meio de AI e automação avançada.

Quer saber mais sobre como a VANTIX pode ajudar com essa solução inovadora em Inteligência Artificial?

Clique no link abaixo, faça o download gratuito do nosso ebook com a visão geral do Securiti e veja como estar totalmente adequado à LGPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *