endpoints
Home » Blog » Endpoints: importância para segurança da informação na sua empresa

Endpoints: importância para segurança da informação na sua empresa

postado em: Blog

Em tradução livre, endpoint significa ponto de extremidade, e dentro da área de T.I é utilizado para designar os pontos de acesso a uma rede ou sistema de uma empresa.

Ou seja, os computadores, celulares, smart tvs e quaisquer outros dispositivos com acesso às informações presentes na rede de uma empresa, são considerados endpoints.

Em tempos de home office, as companhias estão cada vez mais preocupadas com vazamentos de seus dados, por isso é fundamental ter uma estratégia de segurança de endpoint eficiente na sua operação.

É disso que vamos falar hoje e também trazer as diferenças deste conceito para outros termos como API, que costumam causar confusão nesta área de tecnologia da informação.

Venha aprender mais sobre como fazer uma boa segurança de endpoint, com soluções eficientes e adequadas para o seu negócio.

Boa leitura.

O que é um endpoint?

endpoint o que é

Todo e qualquer dispositivo conectado à rede, servidor ou sistema de uma empresa, seja via hardware ou pela internet, pode ser considerado um endpoint, pois é a última porta de acesso para os dados da corporação.

E por estarem mais longe do servidor central, esses pontos são os que geralmente apresentam menos protocolos de segurança, pois o foco é defender o armazenamento principal.

No entanto, hackers sabem muito bem disso, e costumam explorar as falhas dos endpoints para conseguirem entrar no sistema de uma empresa, e aos poucos avançar até o centro da informação.

É justamente por isso que não dá para descuidar da segurança dos endpoints.

– Segurança de endpoint

Os serviços de segurança de endpoint são um conjunto de ferramentas e softwares desenvolvidos para deixar o dispositivo mais seguro contra invasões.

Estamos falando de antivírus, firewalls, filtragem de e-mail, VPN e etc…

Por isso, esses softwares se confundem com os endpoints, mas na verdade são apenas soluções para fortalecer as barreiras de segurança dos dispositivos conectados à sua rede.

endpoints para que serve

Para que serve um endpoint?

Os dispositivos em si servem para que o colaborador possa acessar as informações da empresa que serão necessárias para o desempenho de sua função.

Acesso a informações dos clientes para equipe de vendas, dados dos funcionários para o RH e assim por diante, tudo isso é informação sensível que a empresa armazena e que alguns colaboradores precisam acessar para executarem suas funções.

Sendo assim, é importante garantir que essas informações não vazem, e mesmo que aconteça, é preciso saber exatamente onde foi a brecha para poder corrigir imediatamente e até punir eventuais ações deliberadas.

Principalmente nesses tempos após o início da pandemia, onde se estabeleceu um regime de trabalho em home office, os dispositivos endpoints passaram a estar longe dos olhos do gestor, o que é preocupante.

Alguns casos, o funcionário utiliza seu próprio notebook ou celular para acessar dados da empresa de forma remota, e isso pode ser um ponto fraco na cibersegurança do seu negócio.

Por isso que as soluções de endpoint security estão aí, para proteger os dados da sua companhia, mesmo em dispositivos remotos.

endpoints como atua

Como um endpoint atua?

O time de T.I é quem estabelece os endpoints para poder ter um controle fino de todos os dispositivos que estão conectados à rede.

Ou seja, o colaborador não pode trazer um notebook novo de casa e querer se conectar diretamente a rede da empresa, sem passar pela equipe de cibersegurança que vai validar o acesso.

Com uma estrutura de rede bem ajustada, a equipe pode inclusive detectar quando um dispositivo não autorizado se conecta ao sistema, e pode até atuar para desconectá-lo imediatamente.

Depois disso, tem o conjunto de softwares e ações que devem estar instalados na máquina do usuário para conferir as proteções que já falamos.

Um bom antivírus sempre atualizado e firewalls eficientes, ajudam a diminuir o risco dos principais ataques, como malwares e ransomwares.

endpoint diferença api

Qual é a diferença entre endpoint e API?

As API ‘s (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação) são costumeiramente confundidas com endpoints, por também serem uma porta de acesso a um sistema maior.

Mas na prática, as diferenças são muitas, pois uma API permite que um programador tenha acesso a informações específicas liberadas pelo gestor do sistema, para executar ajustes ou implementar atualizações.

Então, se considerarmos que o endpoint é uma porta de acesso, as API são uma janela, onde quem está do lado de dentro entrega só o que é necessário para realização de determinada tarefa.

Um exemplo prático disso, é quando uma empresa gigantesca como o Facebook, lá nos seus primórdios, precisou fazer uma API para que fosse desenvolvido a galeria de fotos para o usuário fazer seus uploads de imagem.

Como era arriscado liberar o acesso ao sistema todo da rede social, foi criada uma API para que os programadores envolvidos pudessem fazer a implementação, extraindo apenas os dados relevantes para a aplicação.

Para fechar, podemos resumir da seguinte forma: 

Os endpoints são dispositivos conectados ao sistema de uma empresa, enquanto a API é apenas uma ponte para esse mesmo sistema, com acesso restrito e controlado.

Principais benefícios do endpoint para sua empresa

Ter uma boa segurança de endpoint funcionando na sua empresa, representa uma série de benefícios práticos para sua operação.

Além do óbvio atributo de oferecer uma defesa maior para todo sistema de cibersegurança do seu negócio, tem mais 5 vantagens que vamos destacar a seguir:

Redução de Custos

Pense em como seria complicado ter que garantir que cada dispositivo de cada colaborador tivesse as ferramentas de segurança devidamente instaladas e configuradas.

Não só isso, mas em tempos de home office, ainda teria de confiar que o colaborador não vai estar extraviando dados de forma proposital ou acidental, pois outras pessoas da casa podem usar a mesma máquina, por exemplo.

Por isso que uma solução de endpoint security é a melhor opção, pois com um único software direto no servidor você protege a rede inteira, e a cada novo dispositivo que se conecta a ela, automaticamente será instalada a proteção.

É uma única aquisição para garantir proteção para toda equipe, interna ou remota.

Aplicação Simples

As soluções de softwares para segurança de endpoints são muito simples de serem aplicadas, basta fazer a configuração no servidor, e os usuários passaram a ter acesso através de um cliente instalado em seus dispositivos.

Dessa forma, não importa onde ele estiver, terá que acessar pelo cliente, validando assim suas credenciais e se submetendo às regras de segurança configuradas.

Diminui o risco de acidentes

Mesmo o colaborador mais bem intencionado, está sujeito a clicar em links maliciosos ou mesmo abrir um anexo contendo malwares e ramsomware, por isso a segurança de endpoints prevê esse tipo de acidente.

A ferramenta faz a varredura e a análise de links e executáveis antes do usuário clicar e emite um aviso informando que aquele arquivo pode não ser seguro.

Esse alerta já evita muitos casos de ingenuidade do colaborador, que inclusive pode ele mesmo eliminar o arquivo malicioso, antes que o estrago aconteça.

Atualização fácil

O software geralmente fica instalado no servidor principal, ou seja, não fica a cargo de cada pessoa ter que atualizá-lo em seus dispositivos.

Uma vez alterada as configurações gerais, todos os endpoints receberão a atualização e a operação seguirá muito mais protegida.

Monitoramento completo

Todo dispositivo conectado à rede, fará isso por meio de um cliente instalado, então, haverá uma única central gerenciando todos os usuários.

Isso permite que o gestor conceda e retire permissões de acesso de determinados usuários, dependendo do dispositivo, e também mantenha um log de todos os acontecimentos.

Esse controle fino permite uma ação mais rápida em caso de brechas, pois fica fácil encontrar qual ação causou a falha e onde deverá ser a atuação para correção.

Lembrando que esse monitoramento pode ser feito todo de forma remota, a qualquer momento, em tempo real.

endpoints segurança empresarial

Como fazer a segurança de endpoint na sua empresa

Existem duas formas principais de fazer a segurança de endpoint na sua empresa, a rápida e eficiente e a lenta e, no mínimo, duvidosa.

Na lenta, você deixa a cargo de cada colaborador ter o bom senso ao usar o dispositivo endpoint, e solicita para que o mesmo instale antivírus e firewalls na sua máquina para protegê-la.

Sem dúvidas, essa é uma maneira bem  simples de proteger os endpoints do seu sistema, agora, quanto a sua eficiência, é fato que não há muita.

Primeiro que, você não tem nenhum controle do que está acontecendo com as informações, e se elas vazarem de forma proposital ou acidental, você jamais saberá de onde foi, pois pode literalmente ter sido de qualquer dispositivo.

Outro ponto é que  uma das formas de hacks mais utilizadas é a engenharia social, onde um criminoso pode infectar uma máquina mandando um link de promoção ou qualquer coisa do tipo, para o email de alguém.

E convenhamos, as chances de um colaborador clicar em um link desse tipo apenas por curiosidade são altas, afinal, a primeira olhada parece algo totalmente inofensivo.

Mas quando se trata dos dados da sua empresa e de seus clientes, não dá para ficar à mercê dessas vulnerabilidades, ainda mais levando em conta que a LGPD pode punir severamente em caso de vazamento de informações.

Então, o melhor caminho é optar por uma segurança de endpoint rápida e eficiente, feita por quem entende do assunto.

Busque uma solução que seja implementada por uma empresa especialista em cibersegurança, experiente e já consolidada no mercado para poder fazer a instalação e configuração do software no seu servidor.

O mercado está repleto de ferramentas, por isso, pesquise bem as opções antes de decidir o que melhor se adequa a realidade da sua empresa, e para isso a Vantix tem soluções bastante completas, para todos os tamanhos de negócios.

Como a Vantix pode te ajudar?

Na Vantix, somos especializados em cibersegurança em geral, incluindo um serviço de proteção de endpoints com o que há de mais atualizado em ferramentas de proteção de dados.

O Check Point Harmony é a ferramenta da Vantix que atua nas 5 principais necessidades que sua empresa tem, quando o assunto é segurança de dados e trabalho remoto.

Oferecemos segurança de endpoint para todos os dispositivos, acesso seguro à internet, com firewalls e antivírus, Zero Trust Network Access (ZTNA) para um controle preciso dos acessos e segurança mobile e de Emails para uma proteção 360.

O foco dessa solução é garantir que você tenha controle dos acessos por meio de uma interface bem visual, ao mesmo tempo que vai estar protegido da vasta maioria dos ataques, inclusive dos mais sofisticados.

Portanto, clique aqui e conheça tudo que o Check Point Harmony pode fazer para a cibersegurança da sua empresa.

Conclusão

Entendemos que os endpoints são a última ponta de um sistema de arquitetura de redes, e por isso, são a parte mais vulnerável de uma estrutura, ainda mais atualmente onde o home office se tornou uma tendência.

Se considerarmos a LGPD, esse é o tipo de brecha que sua empresa não pode mais se dar ao luxo de ter, por isso, ter uma estratégia de segurança de endpoints é algo que precisa ser implementado (ou melhorado) o quanto antes.

Considerando as opções, a melhor saída é investir numa solução automatizada, que ofereça segurança e eficiência para execução dos processos.

Não importa o tamanho do seu negócio, pois é inevitável que ele se torne cada vez mais digital, principalmente com a chegada do 5G e metaverso, por isso, ter segurança de dados será fundamental para o funcionamento da sua empresa no futuro.

Aplique uma solução que contemple os principais pontos vulneráveis e deixe seus servidores seguros contra ataques dos mais variados, independente de onde estejam seus colaboradores.E conheça também o Check Point Harmony para adquirir o que há de melhor em ferramentas de cibersegurança para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.