xdr
Home » Blog » Cibersegurança » O que é XDR? Compreenda como essa solução pode te ajudar!

O que é XDR? Compreenda como essa solução pode te ajudar!

postado em: Cibersegurança

Introdução

Num mundo com praticamente infinitas possibilidades de ameaças cibernéticas, a maioria das empresas utilizam várias tecnologias de cibersegurança para tentar se armar contra ameaças o máximo possível.

Nesse caso, o uso de um XDR (Extended Detection and Response) é a solução ideal para uma proteção mais robusta e completa, inclusive foi listado como um dos principais projetos de segurança digital do Gartner para 2020 e 2021, e é certo que nos próximos anos será ainda mais fundamental, com 5G, metaverso e LGPD sendo ainda mais popularizados.

Conhecendo melhor essa solução holística para os sistemas e endpoints da sua empresa, você poderá implementar uma solução mais eficiente para a segurança das informações e desafogar um pouco o time de T.I que precisa controlar tantas ferramentas aplicadas.

Então vem conferir tudo que você precisa saber sobre a importância do XDR para a cibersegurança da sua empresa, e claro, como fazer a implementação dessa solução.

Boa leitura.

o que é xdr

O que é XDR?

Por ter marcado presença no top 10 do Gartner em 2021, o XDR começou a ganhar um certo destaque na comunidade de cibersegurança e tecnologia da informação, e suas aplicações passaram a ganhar mais relevância nas operações das empresas no mundo todo.

Mas o que é o XDR na prática?

Para entender melhor o funcionamento dessa ferramenta, imagine que está ocorrendo um incêndio, e sem pensar duas vezes você pega o telefone e liga para a emergência e cai na central da polícia.

Explicando a situação, a polícia irá encaminhar a solicitação aos bombeiros que vão atuar no incêndio, mas nesse período muito tempo foi perdido.

O mesmo acontece na cibersegurança, pois como as empresas utilizam muitos softwares para cumprir diferentes tarefas de segurança, muitas vezes a ferramenta que detecta não é a mesma que atua ou quem atua não detecta, enfim, o ponto é que leva tempo até que haja uma resposta a uma eventual invasão.

E esse tempo, mesmo que seja de microssegundos, pode ser determinante para um hacker conseguir fazer um bom estrago nos seus sistemas.

O XDR funciona como uma central que vai identificar se o que está acontecendo é um incêndio ou um roubo, e assim mandar os bombeiros ou a polícia para atender.

Bom, a metáfora funciona, mas falando se cibersegurança, o funcionamento do XDR é bem mais sofisticado do que isso.

Como funciona o XDR?

As plataformas mais modernas de XDR trabalham com monitoramento 24 horas de todos os sistemas, coletando e analisando todos os dados brutos que são trafegados no ambiente digital da empresa.

Isso permite que a ferramenta detecte agentes mal intencionados dentro de softwares legítimos, analisando o comportamento e as ações do usuário.

Eventos isolados que podem parecer normais, podem ser interpretados pela inteligência artificial de um bom XDR como algo não usual e flags podem ser disparadas para que o time de T.I possam acionar os demais softwares de contenção ou de resposta.

Inclusive a própria solução XDR atua em 3 frentes para criar barreiras de segurança que visam gerar uma proteção 360º nos sistemas em que estão operando.

Vamos a elas:

como funciona o xdr

Telemetria e análise de dados

A atuação do XDR é constante, e o foco é na análise e monitoramento do tráfego de dados em todas as camadas de segurança, incluindo os endpoints, rede, servidor, nuvem e o que mais a empresa tiver em seu sistema.

Com esse turbilhão de dados disponíveis, o software vai começar uma análise minuciosa utilizando inteligência artificial e conceitos de machine learning para estabelecer correlações entre os vários alertas que estão em curso nas camadas de segurança.

Dessa forma, o XDR faz meio que um filtro desses alertas para jogar luz às ameaças de maior prioridade desafogando a equipe de cibersegurança que vai poder focar seus esforços nos pontos mais vulneráveis do sistema de segurança da informação.

Além do monitoramento e cruzamento desses dados, o XDR pode ser também a primeira linha de ataque contra ameaças externas aos sistemas da sua empresa.

Detecção

Com essa vigilância constante e todos os dados relevantes “a mão” o XDR se torna praticamente um agente de segurança super eficiente, capaz de detectar vulnerabilidades múltiplas de um jeito muito veloz, e ainda avisa os demais setores sobre a necessidade de resposta ao incidente.

Também é possível utilizar o monitoramento para estabelecer algumas linhas de base comportamental em alguns ambientes específicos, o que pode ajudar na detecção de ameaças  que vem através do uso de software legítimo, permitindo chegar até a origem da ameaça para mitigá-la.

Resumindo, o XDR faz uma grande peneira nos dados do sistema e isso ajuda numa visualização mais simples e direta das ameaças de alta prioridade, e assim  a equipe de cibersegurança pode ter uma atuação mais assertiva.

Resposta

Bem como as soluções EDR que falaremos mais a seguir, o XDR também pode funcionar como uma resposta para as ameaças que foram detectadas, com poder para conter e até eliminar algumas delas impedindo o avanço do ataque.

Diferentemente dos EDRs que vão agir apenas nos terminais de trabalho, como o XDR está conectado a todas as camadas de segurança, sua ação é muito mais abrangente e até eficaz para proteção de todos os pontos.

Uma boa solução XDR oferece um monitoramento e também uma proteção 360º para os sistemas de uma empresa, por isso sua implementação tem aumentado muito e a expectativa é que cresça ainda mais nos próximos anos.

o que é a solução edr

O que é solução de EDR?

EDR é a sigla para Endpoint Detection and Response ou Detecção e Resposta para Terminais, ou seja, é uma solução digital focada na proteção de dispositivos conectados à rede.

Sua utilização dá a equipe de segurança uma visão completa do que acontece em todos os terminais conectados à rede, permitindo que o time de T.I possa fazer um monitoramento mais preciso dos endpoints.

Lembrando que os endpoints são todos os dispositivos conectado ao seu sistema, e justamente por isso são um dos pontos mais vulneráveis da sua rede, pois depende da ação do usuário, que muitas vezes pode cair em ataques de phishing, por isso assegurar esses pontos é fundamental para segurança, seja com EDR ou XDR.

Qual a diferença entre EDR e XDR?

Indo direto ao ponto, a diferença mais marcante entre as duas soluções é que os EDRs agem apenas na proteção dos endpoints, ou seja dos dispositivos conectados, como computadores, tablets e celulares.

Já o XDR é uma solução mais completa que atua em todas as camadas de segurança da informação dentro de um sistema, inclusive nos terminais de trabalho, por isso podemos considerar que é uma aprimoração do EDR.

E quando usar cada um deles então?

Dependendo do tamanho da sua empresa, da complexidade do sistema e da quantidade de dispositivos ativos na rede, um EDR pode ser suficiente. 

Porém, para dar passos maiores na cibersegurança da sua empresa, uma solução XDR é bem mais eficiente, e ainda traz vários outros benefícios práticos para você.

Confira alguns a seguir:

diferença entre EDR e XDR

Benefícios do XDR

Vários são os benefícios que o XDR oferece, por isso, separamos uma lista com as principais funcionalidades que serão bem relevantes para as operações da sua empresa.

Para uma segurança robusta, de ponta a ponta, as plataformas XDRs mais completas do mercado, vão entregar várias camadas voltadas ao bloqueio de invasões externas, criando assim um ambiente muito mais seguro.

– Proteção endpoint para bloquear ataques conhecidos e desconhecidos

Quando falamos de ataques conhecidos, estamos nos referindo a tentativa de invasão através de dispositivos conectados a rede que já são validades, ou seja, o computador de um colaborador ou até de um gestor.

Analisando discrepâncias no comportamento do usuário, a inteligência artificial de um bom XDR vai detectar essas anomalias e ativar alertas de segurança para avaliar a situação.

Ataques desconhecidos são um pouco mais fáceis de detectar, pois vem de IPs de fora da rede, mesmo assim, as artimanhas dos hackers são cada vez mais engenhosas, e utilizam até de captura dos endpoints para se passar por um dispositivo autenticado na rede.

Por isso é mais confiável ter uma solução que atue no comportamento do usuário, independente de ser um IP conhecido ou não.

– Maior visibilidade em dados de rede, endpoint e nuvem

Com uma plataforma XDR você tem uma visibilidade unificada de todas as ferramentas de segurança de terceiros atuando na sua rede, com isso, é possível triar, investigar, caçar e responder ameaças imediatamente.

Isso facilita muito para que sua equipe de TI não fique sobrecarregada tendo que controlar vários tipos de ferramentas ao mesmo tempo, o que pode até causar mais confusão do que efetividade.

– Detecção de ataques automaticamente, 24/7, inclusive os mais sofisticados

Essa é justamente a “magia” da aplicação de inteligência artificial e conceitos de machine learning que as principais soluções XDR do mercado possuem, pois enquanto os ataques hackers, malwares, trojans e afins vão evoluindo, o software também vai aprendendo e aprimorando, com base nos dados que vai colocando de outros ataques.

Por isso, mesmo os mais sofisticados, ainda assim não passam pelo filtro fino de um bom sistema XDR, e dessa maneira a solução entrou no top 10 das principais soluções de segurança da informação na atualidade.

– Menos rotatividade de pessoal e pouca fadiga com alertas

Se sua empresa já utiliza mais de uma solução de segurança, você (ou seu time de TI) deve estar bem familiarizado com os múltiplos alertas que acontecem a todo momento, até porque, os ataques são constantes, principalmente nas empresas, pois os dados são muito valiosos.

Além de unificar os alertas, a solução XDR também faz uma triagem para trazer à luz os eventos de alta prioridade para que a equipe técnica em segurança possa atuar de forma mais eficiente e assertiva.

– Aumenta a produtividade do SOC

O Security Operations Center (SOC) da sua empresa, é o setor responsável por garantir que as medidas de segurança funcionem como deveriam, e se você ainda não implementou um SOC na sua empresa, pode estar em grande risco.

Mas o ponto aqui é sobre o XDR que potencializa as ações do SOC e ainda consolida o gerenciamento e monitoramento dos eventos de segurança que eventualmente ocorram, e ainda permite integrar as políticas de segurança à ferramenta para aprimorar seu funcionamento.

– Elimine ameaças sem parar o funcionamento

Se sua empresa já passou por algum caso de invasão hacker grave, onde não havia protocolos de resposta a incidentes implementados, você saber que pode ficar dias sem conseguir trabalhar de forma plena até que as ameaças sejam resolvidas.

Um exemplo recente foi a produtora de TV japonesa, Toei Animation, que teve seus servidores hackeados e por conta disso, sua produção de conteúdos famosos como o anime One Piece, ficaram paradas por quase um mês até que tudo pudesse ser restabelecido.

Com um XDR eficiente, as ameaças que chegam são detectadas, analisadas e em sua esmagadora maioria são mitigadas automaticamente, assim a sua produção não precisa parar por nenhum segundo.

– Potencialize a força da sua cibersegurança

Além de todas as funcionalidades que já mencionamos, o XDR também faz um rastreio dos eventos de segurança, então mesmo que um malware consiga passar por algumas etapas, como invadir um endpoint, o software saberá todo caminho que está percorrendo em tempo real para interromper o ataque antes de causar danos maiores.

xdr benefícios

O que procurar em uma boa solução XDR?

Antes de pensar nos valores, o que você precisa buscar é uma solução que seja completa, porque o maior atributo de uma plataforma XDR de qualidade é quando ela consegue entregar uma proteção 360º para os sistemas da sua empresa, então essa deve ser a característica buscada.

O mercado está cheio de opções, então é importante compará-las e considerar a reputação da empresa que está oferecendo a solução.

Na Vantix, o nosso negócio é a cibersegurança, por isso todas nossas soluções são pensadas para entregar eficiência e proteção de ponta a ponta para sua empresa.

Precisa de ajuda com gestão de privacidade e adequação à LGPD? Conheça SECURITI, a solução Vantix que vai simplificar as coisas para você. Confira!

Conclusão

Agora que você conhece as principais vantagens de uma solução XDR para a cibersegurança da sua empresa, é hora de buscar uma empresa especializada para fazer a implementação.

Lembrando que essa solução serve como a primeira linha de defesa que vai potencializar todas as camadas de segurança da informação da sua empresa, reduzindo muito o tempo de reação e resposta contra incidentes.

Com isso em mente, te convidamos a conhecer a solução da Vantix, pois nossas soluções são desenvolvidas sempre pensando em proteção 360 º, e para isso o Securiti é uma ótima opção para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *