O que é SOC - Security Operations Center?
Home » Blog » Cibersegurança » O que é SOC – Security Operations Center?

O que é SOC – Security Operations Center?

postado em: Cibersegurança

Aprenda como funcionam os Security Operations Center (Centros de Operações de Segurança) e por que muitas organizações contam com SOCs como um recurso valioso para a detecção de incidentes de segurança.

Definição de SOC – Security Operations Center

Definição de SOC - Security Operations Center
Definição de SOC – Security Operations Center

Um centro de operações de segurança (SOC) é uma instalação que abriga uma equipe de segurança da informação responsável por monitorar e analisar a postura de segurança de uma organização em uma base contínua. O objetivo da equipe SOC é detectar, analisar e responder a incidentes de segurança cibernética usando uma combinação de soluções de tecnologia e um forte conjunto de processos. Os centros de operações de segurança normalmente contam com analistas e engenheiros de segurança, bem como gerentes que supervisionam as operações de segurança. A equipe do SOC trabalha em conjunto com as equipes de resposta a incidentes organizacionais para garantir que os problemas de segurança sejam resolvidos rapidamente após a descoberta.

Os centros de operações de segurança monitoram e analisam atividades em redes, servidores, endpoints, bancos de dados, aplicativos, sites e outros sistemas, procurando por atividades anômalas que possam ser indicativas de um incidente ou comprometimento da segurança. O SOC é responsável por garantir que possíveis incidentes de segurança sejam corretamente identificados, analisados, defendidos, investigados e relatados.

Como funciona um SOC – Security Operations Center

Como funciona um SOC - Security Operations Center
Como funciona um SOC – Security Operations Center

Em vez de se concentrar no desenvolvimento de estratégia de segurança, projeto de arquitetura de segurança ou implementação de medidas de proteção, a equipe SOC é responsável pelo componente operacional contínuo da segurança da informação corporativa. A equipe do centro de operações de segurança consiste principalmente de analistas de segurança que trabalham juntos para detectar, analisar, responder, relatar e prevenir incidentes de segurança cibernética. Recursos adicionais de alguns SOCs podem incluir análise forense avançada, criptanálise e engenharia reversa de malware para analisar incidentes.

A primeira etapa para estabelecer o SOC de uma organização é definir claramente uma estratégia que incorpore metas específicas de negócios de vários departamentos, bem como contribuições e suporte de executivos. Uma vez que a estratégia foi desenvolvida, a infraestrutura necessária para suportar essa estratégia deve ser implementada. A infraestrutura típica de SOC inclui firewalls, IPS / IDS, soluções de detecção de violação, sondagens e um sistema de gerenciamento de eventos e informações de segurança (SIEM). Deve haver tecnologia para coletar dados por meio de fluxos de dados, telemetria, captura de pacotes, syslog e outros métodos para que a atividade de dados possa ser correlacionada e analisada pela equipe do SOC. O centro de operações de segurança também monitora redes e terminais em busca de vulnerabilidades, a fim de proteger dados confidenciais e cumprir os regulamentos da indústria ou do governo.

Benefícios do SOC – Security Operations Center

Benefícios do SOC - Security Operations Center
Benefícios do SOC – Security Operations Center

O principal benefício de ter um centro de operações de segurança é o aprimoramento da detecção de incidentes de segurança por meio do monitoramento e análise contínuos da atividade de dados. Ao analisar essa atividade nas redes, terminais, servidores e bancos de dados de uma organização 24 horas por dia, as equipes de SOC são essenciais para garantir a detecção e resposta oportuna de incidentes de segurança. O monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, fornecido por um SOC, oferece às organizações uma vantagem de se defender contra incidentes e intrusões, independentemente da origem, hora do dia ou tipo de ataque. A lacuna entre o tempo dos invasores para comprometer e as empresas para a detecção está bem documentada no relatório anual de investigações de violação de dados da Verizon, e ter um centro de operações de segurança ajuda as organizações a fechar essa lacuna e ficar por dentro das ameaças que enfrentam seus ambientes.

As principais funções em um SOC – Security Operations Center

As principais funções em um SOC - Security Operations Center
As principais funções em um SOC – Security Operations Center

A “estrutura” de suas operações de segurança vem de ambas as ferramentas de segurança (por exemplo, software) que você usa e dos indivíduos que compõem a equipe SOC.

Os membros de uma equipe SOC incluem:

  • Gerente: O líder do grupo pode assumir qualquer função enquanto supervisiona os sistemas e procedimentos gerais de segurança.
  • Analista: e Os analistas compilam e analisam os dados, seja de um período de tempo (o trimestre anterior, por exemplo) ou após uma violação.
  • Investigador: assim que ocorre uma violação, o investigador descobre o que aconteceu e por quê, trabalhando em estreita colaboração com o respondente (geralmente uma pessoa desempenha as funções de “investigador” e “respondente”).
  • Responder: há uma série de tarefas que acompanham a resposta a uma violação de segurança. Um indivíduo familiarizado com esses requisitos é indispensável durante uma crise.
  • Auditor: A legislação atual e futura vem com mandatos de conformidade. Essa função acompanha esses requisitos e garante que sua organização os atenda

Nota: Dependendo do tamanho de uma organização, uma pessoa pode desempenhar várias funções listadas. Em alguns casos, a “equipe” pode ser composta de apenas uma ou duas pessoas.

Melhores práticas de um SOC – Security Operations Center

Melhores práticas de um SOC - Security Operations Center
Melhores práticas de um SOC – Security Operations Center

Muitos líderes de segurança estão mudando seu foco mais no elemento humano do que no elemento de tecnologia para “avaliar e mitigar ameaças diretamente, em vez de confiar em um script”. Operativos SOC gerenciam continuamente ameaças conhecidas e existentes enquanto trabalham para identificar riscos emergentes. Eles também atendem às necessidades da empresa e do cliente e trabalham dentro de seu nível de tolerância ao risco. Embora os sistemas de tecnologia, como firewalls ou IPS, possam impedir ataques básicos, a análise humana é necessária para colocar os principais incidentes de lado.

Para obter os melhores resultados, o SOC deve acompanhar as últimas informações sobre ameaças e aproveitar essas informações para aprimorar os mecanismos internos de detecção e defesa. Como aponta o Instituto InfoSec, o SOC consome dados de dentro da organização e os correlaciona com informações de várias fontes externas que fornecem informações sobre ameaças e vulnerabilidades. Essa inteligência cibernética externa inclui feeds de notícias, atualizações de assinaturas, relatórios de incidentes, resumos de ameaças e alertas de vulnerabilidade que ajudam o SOC a acompanhar as ameaças cibernéticas em evolução. A equipe do SOC deve alimentar constantemente inteligência sobre ameaças nas ferramentas de monitoramento do SOC para se manter atualizado com as ameaças, e o SOC deve ter processos em vigor para discriminar entre ameaças reais e não ameaças.

SOCs verdadeiramente bem-sucedidos utilizam a automação de segurança para se tornarem eficazes e eficientes. Ao combinar analistas de segurança altamente qualificados com automação de segurança, as organizações aumentam seu poder de análise para aprimorar as medidas de segurança e se defender melhor contra violações de dados e ataques cibernéticos. Muitas organizações que não têm os recursos internos para realizar essa mudança para provedores de serviços de segurança gerenciados que oferecem serviços SOC.

O SOC integra o Kit Anti-Ransomware da Vantix, composto de várias ferramentas e plataformas que aumentam a cibersegurança nas empresas.

Convidamos você a conhecer melhor nossa solução clicando no link abaixo:

SAIBA COMO SE PROTEGER DE RANSOMWARE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *