siem
Home » Blog » Cibersegurança » SIEM: O que é, como funciona e vantagens

SIEM: O que é, como funciona e vantagens

postado em: Cibersegurança

Segurança de dados nas empresas é cada dia mais fundamental, e o Security Information and Event Management é o principal guardião para essas informações.

É a forma mais eficiente de monitorar as atividades dos dados transacionados em um sistema, através de um conjunto de ferramentas desenvolvidas para armazenar logs de segurança automaticamente.

Com os colaboradores conectados de forma remota, o uso de armazenamento em nuvem, multidispositivos e afins, faz com que as vulnerabilidades de cybersegurança só aumentam, e aí entra o SIEM para monitorar constantemente seus sistemas.

Então, para saber mais sobre o que é, como funciona e principalmente os benefícios de implementar essa defesa para os seus negócios ficarem mais seguros, vem com a gente nesse guia completo sobre o assunto.

Boa leitura.

O que é SIEM?

Para começar, o SIEM não é uma coisa só.

Na verdade, é um conjunto de ferramentas e também de estratégias que servem para coletar e analisar os logs de segurança de todo o fluxo de dados de uma empresa, fazendo um monitoramento em tempo real para detectar na hora eventos de segurança da informação.

Apesar de não ser só uma ferramenta única, a implementação dela serve para centralizar dados importantes de toda infraestrutura de TI, garantindo ação e planejamento ágeis em caso de ataques hacker, por exemplo.

Sempre com uma interface limpa e organizada, pois o objetivo é que mesmo o empresário mais leigo em tecnologia, consiga bater o olho e ver o que está acontecendo com seus sistemas.

Dessa forma ele pode acionar o responsável, ou mesmo aplicar medidas pré estabelecidas pela equipa de cybersegurança.

siem como funciona

Como funciona o SIEM? 

Nos primórdios, as principais soluções em SIEM consistiam em ferramentas muito complexas, cujo apenas as grandes empresas tinham acesso, pois era necessário a instalação de uma infraestrutura de TI muito ampla para dar conta de toda análise e armazenamento dos dados.

Porém, à medida que a tecnologia foi evoluindo e se popularizando, passou a ser algo mais acessível, sendo hoje indispensável para empresas de qualquer tamanho, pois só de estar no ambiente online, já se encontra em vulnerabilidade.

O seu funcionamento consiste em usar as ferramentas de segurança em dados para correlacionar os logs de vários dispositivos e sistemas dentro do ambiente de segurança da empresa.

Detalhe para o termo “correlacionar” que é basicamente o cerne dessa ferramenta, cujo a função principal é detectar os eventos de segurança da informação com muita agilidade para que as correções sejam feitas o mais rapido possível.

Isso evita muitos prejuízos para empresa e propicia a criação de medidas para contenção, pensando em eventuais novos ataques.

Outro ponto é que toda a informação passa a ser analisada pela ferramenta que irá monitorar a atividade em todo o sistema da empresa, desde os softwares usados nas máquinas dos funcionários até o servidor principal e outros dados em nuvem.

Dessa forma, o acompanhamento é feito em tempo real, e eventuais casos de invasão hacker, serão detectados bem mais rapidamente e permitirão uma resposta mais acurada dos especialistas.

Não apenas isso, mas também tem a função de emitir alertas mostrando que algum sistema está vulnerável a ataques, permitindo que a ação corretiva seja feita rapidamente, antes que qualquer um mal intencionado possa tentar explorá-la.

Por fim, emite relatórios detalhados para direcionar o time de T.I. nas próximas ações a serem tomadas para fortalecer a cybersegurança da sua empresa, bem como auxiliar na melhora e no cumprimento das diretrizes de compliance.

siem importância

Qual é a importância do SIEM para as empresas?

Hoje em dia, os dados da sua empresa e principalmente dos seus clientes são os ativos mais valiosos para o negócio, inclusive protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Por isso que ao implementar um SIEM efetivo, a empresa passa a ter um melhor controle do tráfego de dados e pode criar mecanismos de defesa para se proteger ou até minimizar impactos de ataques inesperados.

Há também uma questão importante de compliance, pois todos os logs de segurança ficam armazenados, o que pode ser necessário para apresentar em eventuais avaliações, dependendo da atividade que a empresa pratica.

Após a LGPD entrar em vigor, também é necessário ter muito cuidado com os dados de clientes que se armazena, por isso que ter um sistema desses é poder oferecer a garantia de que as informações estarão mais seguras, e mesmo em caso de vazamentos, será mais fácil rastrear o culpado e eventualmente puni-lo, antes que possa fazer estragos.

Qual é a relação entre SIEM e SOC?

SOC é o Security Operations Center, ou centro de operações de segurança, e envolve uma infraestrutura de cybersegurança que normalmente é implementada por um profissional da área.

Toda a base para implementação de uma boa SOC vem justamente da SIEM, pois com a quantidade de logs de segurança armazenados e as atualizações em tempo real, permitem aos engenheiros criarem as estratégias para segurança de dados e compor uma arquitetura bem robusta.

Quanto mais incidentes catalogados, mais fácil fica para o profissional de cybersegurança saber onde atuar para prevenir e até mitigar os ataques hacker.

Isso também facilita a elaboração de planos de contenção e também de um plano de resposta a incidentes mais completo.

siem vantagens

Vantagens de implementar a ferramenta SIEM

Eventos de segurança da informação estão cada vez mais comuns, inclusive o Brasil registrou um crescimento absurdo nos ataques ransomware, que sequestram dados de uma máquina e cobram resgate para devolver o controle.

Gigantes do mercado foram atingidas e até mesmo o site do Superior Tribunal Federal (STF) foi alvo desses ataques, ou seja, ninguém está 100% imune, por mais infraestrutura que possua.

Porém com a implementação de uma boa ferramenta, você terá várias barreiras de proteção para segurança dos dados, ainda mais se for aliada a outras soluções de cybersegurança.

As principais vantagens são o armazenamento massivo dos dados, mecanismos de suporte que atuam para mitigar as ameaças automaticamente e o acesso em tempo real às informações, todas centralizadas para diminuir o seu tempo de resposta.

Outros benefícios da ferramenta são:

– Detectar incidentes

Por estar com o monitoramento em tempo real, uma ferramenta eficiente vai emitir um alerta de invasão ou mesmo de brecha.

Isso vai permitir que a equipe de T.I aja rapidamente e atue em cima de onde está o problema, pois fica fácil ver onde se iniciou o ataque e para onde ele está indo dentro do seu sistema.

– Melhora a eficiência

A SIEM alerta para possíveis vulnerabilidades de sistemas e softwares, dentre elas estão as atualizações dessas aplicações, que muitas vezes deixam vulnerabilidades.

Manter os programas sempre atualizados, é uma forma de aumentar a segurança, mas também melhoram o desempenho das máquinas, pois permite que operem na sua máxima eficiência.

– Agilizar a criação de relatórios

O armazenamento de logs de segurança e o monitoramento em tempo real, permite que a ferramenta SIEM entregue relatórios completos de forma muito mais rápida que os tradicionais consolidados em Excel.

Fora que são visualmente muito mais diretos ao ponto, para você ter em mãos as informações que realmente importam para sua estrategia.

Eles que vão direcionar as ações dos times de T.I e também servirão para fins de compliance dependendo das obrigações da empresa.

siem como implementar

Como implementar o SIEM?

Antes de partir para a implementação de uma ferramenta dessas, é preciso já ter um bom projeto de cybersegurança ao menos desenhando para que a SIEM possa potencializar a proteção.

Sem isso, pode ser mais difícil de implementar a solução, porém vale consultar uma empresa experiente em segurança da informação que poderão aliar com outras ferramentas e solucionar o problema de infraestrutura como um todo.

O projeto é complexo, por isso deve ser sempre capitaneado por um profissional de cybersegurança, seja funcionário da empresa ou seja uma empresa terceirizada como falamos.

Todos os logs de segurança que passarão pelo SIEM já devem estar muito bem organizados, pois a ferramenta vai colocar uma grande lupa nos eventos de segurança da informação e também nas brechas atuais dos seus sistemas.

Existem vários tipos como falamos, dos mais robustos que envolvem um trabalho máquina a máquina, combinando ações via hardware e software, porém há opções mais em conta, em forma de software que pode ser um primeiro passo para que pequenas empresas adquiram a solução de segurança.

Quanto mais elaborada, mais seguro estarão seus dados, então é indispensável a consultoria de um profissional para que possa ser extraído o máximo da ferramenta, seja ela qual for.

São muitas as opções no mercado, então opte sempre por aquelas que tem experiência comprovada, pois com a segurança da informação não tem mais espaço para erros hoje em dia.

As ferramentas mais completas são aquelas que vão emitir alertas personalizados para tentativas de invasão e brechas encontradas.

Por exemplo, você pode configurar um alerta para detectar uma tentativa de login de algum usuário, e quando o acesso falhar pela quarta vez um alerta é disparado para certificar-se de que é um funcionário que realmente esqueceu a senha ou se é uma tentativa de forçar uma entrada por algum hacker.

A escolha da ferramenta de SIEM ideal vai depender do tamanho da sua empresa e da sua necessidade, por isso não deixe de conhecer as soluções profissionais, de empresas experientes que tenham equipe disposta a te auxiliar nesse processo vital para uma boa cybersegurança.

siem o que é

Como a Vantix pode te ajudar?

Quando o assunto é segurança da informação, a Vantix é referência no mercado, pois temos soluções variadas para atender a todos os tamanhos e necessidades empresariais.

Especificamente sobre a implementação de SIEM, o nosso conjunto de ferramentas é bastante completo, com uma solução que traz os logs de segurança e as informações num dashboard intuitivo e bem organizado visualmente.

O Cymulate da Vantix é simples e objetivo dentro da sua proposta, e com poucos cliques você acessa as principais informações de segurança de dados da sua empresa.

Encontre as vulnerabilidades em tempo real e saiba exatamente onde atuar para corrigir.

Aliás, nossa ferramenta atua principalmente na prevenção, pegando o que seria um pentest e levando para um novo nível, pois simulamos os ataques, avaliamos a eficácia dos controles e já atuamos na correção das brechas encontradas automaticamente.

Esse ciclo é contínuo, ou seja, os sistemas estarão sendo sempre testados para que as vulnerabilidades sejam detectadas antes que um hacker possa explorá-las.

Clique aqui e conheça mais sobre o Cymulate, nossa ferramenta que entrega um SIEM completo e muito mais.

Conclusão

Ter uma infraestrutura de segurança da informação deixou de ser um luxo só das grandes empresas, e passou a ser um item fundamental para todos os empresários, afinal estamos lidando com dados sensíveis de clientes e operando com sistemas online que não podem ficar fora do ar.

Implementar uma boa ferramenta de SIEM será o primeiro passo para começar a garantir a segurança da navegação na sua empresa, e ainda vai direcionar as próximas medidas a serem tomadas, por meio de relatórios bem diretos.

Em tempos onde as notícias de ataques hacker têm crescido muito, agregar soluções de segurança da informação é fundamental para as empresas sobreviverem no mundo digital.

Por isso, analise as opções do mercado e fale com sua equipe de TI para entender quais as necessidades da sua empresa.

Se você não sabe nem por onde começar, fale com a Vantix, além de soluções modernas e atualizadas em cybersegurança, temos profissionais especializados que vão tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Aproveite também para conhecer o Cymulate, a nossa solução mais completa em segurança da informação, através de uma plataforma intuitiva, simples de usar e com um custo benefício surpreendente. Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.