O que é Governança de Dados
Home » Blog » Cibersegurança » O que é Governança de Dados

O que é Governança de Dados

postado em: Cibersegurança

A governança de dados é um requisito no ambiente corporativo altamente competitivo e dinâmico de hoje. Agora que as organizações têm a oportunidade de capturar grandes quantidades de diversos dados internos e externos, elas precisam de disciplina para maximizar seu valor, gerenciar riscos e reduzir custos.

O que é governança de dados?

O que é governança de dados?

A governança de dados é uma coleção de processos, funções, políticas, padrões e métricas que garantem o uso eficaz e eficiente das informações para permitir que uma organização atinja seus objetivos. Ele estabelece os processos e responsabilidades que garantem a qualidade e a segurança dos dados usados ​​em um negócio ou organização. A governança de dados define quem pode tomar qual ação, sobre quais dados, em quais situações, usando quais métodos.

Uma estratégia de governança de dados bem elaborada é fundamental para qualquer organização que trabalhe com big data. Os motivadores de negócios destacam quais dados precisam ser cuidadosamente controlados em sua estratégia de governança de dados e os benefícios esperados desse esforço. Essa estratégia será a base de sua estrutura de governança de dados .

Por exemplo, se um motivador de negócios para sua estratégia de governança de dados é garantir a privacidade dos dados relacionados à saúde, os dados do paciente precisarão ser gerenciados com segurança à medida que fluem por seus negócios. Os requisitos de retenção (por exemplo, histórico de quem alterou quais informações e quando) serão definidos para garantir a conformidade com os requisitos governamentais relevantes, como a LGPD.

A governança de dados garante que as funções relacionadas aos dados sejam claramente definidas e que a responsabilidade e a prestação de contas estejam de acordo em toda a empresa. Uma estrutura de governança de dados bem planejada cobre funções e responsabilidades estratégicas, táticas e operacionais.

O que a governança de dados não é

O que a governança de dados não é

A governança de dados é frequentemente confundida com outros termos e conceitos intimamente relacionados, incluindo gerenciamento de dados e gerenciamento de dados mestres .

Governança de dados não é gerenciamento de dados

O gerenciamento de dados refere-se ao gerenciamento de todas as necessidades do ciclo de vida de dados de uma organização. A governança de dados é o componente central do gerenciamento de dados, reunindo nove outras disciplinas, como qualidade de dados, gerenciamento de dados mestre e de referência, segurança de dados, operações de banco de dados, gerenciamento de metadados e armazenamento de dados .

Governança de dados não é gerenciamento de dados mestre

O gerenciamento de dados mestre (MDM) se concentra na identificação das principais entidades de uma organização e, em seguida, na melhoria da qualidade desses dados. Ele garante que você tenha as informações mais completas e precisas disponíveis sobre as principais entidades, como clientes, fornecedores, prestadores de serviços médicos, etc. Como essas entidades são compartilhadas por toda a organização, o gerenciamento de dados mestre é sobre como reconciliar visualizações fragmentadas dessas entidades em uma única visualização – disciplina que vai além da governança de dados.

No entanto, não há MDM bem-sucedido sem governança adequada. Por exemplo, um programa de governança de dados definirá os modelos de dados mestres (qual é a definição de um cliente, um produto, etc.), detalhará as políticas de retenção de dados e definirá funções e responsabilidades para criação de dados, curadoria de dados e acesso .

A governança de dados não é gestão de dados

A governança de dados garante que as pessoas certas tenham as responsabilidades de dados certas. Gerenciamento de dados refere-se às atividades necessárias para garantir que os dados sejam precisos, controlados e fáceis de descobrir e processar pelas partes apropriadas. A governança de dados trata principalmente de estratégia, funções, organização e políticas, enquanto o gerenciamento de dados se refere à execução e operacionalização.

Os organizadores de dados cuidam dos ativos de dados, certificando-se de que os dados reais sejam consistentes com o plano de governança de dados, vinculados a outros ativos de dados e no controle em termos de qualidade de dados, conformidade ou segurança.

Benefícios da governança de dados

Benefícios da governança de dados

Uma estratégia de governança de dados eficaz oferece muitos benefícios para uma organização, incluindo:

  • Um entendimento comum dos dados – a governança de dados fornece uma visão consistente e terminologia comum dos dados, enquanto as unidades de negócios individuais mantêm a flexibilidade apropriada.
  • Melhor qualidade de dados – a governança de dados cria um plano que garante a precisão, integridade e consistência dos dados.
  • Mapa de dados – a governança de dados fornece uma capacidade avançada de entender a localização de todos os dados relacionados às principais entidades, o que é necessário para a integração de dados . Como um GPS que pode representar uma paisagem física e ajudar as pessoas a encontrarem seu caminho em paisagens desconhecidas, a governança de dados torna os ativos de dados utilizáveis ​​e mais fáceis de conectar aos resultados de negócios.
  • Uma visão de 360 graus de cada cliente e outras entidades de negócios – a governança de dados estabelece uma estrutura para que uma organização possa concordar em “uma única versão da verdade” para entidades de negócios essenciais e criar um nível apropriado de consistência entre entidades e atividades de negócios.
  • Conformidade consistente – a governança de dados fornece uma plataforma para atender às demandas de regulamentações governamentais, como a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Gerenciamento de dados aprimorado – a governança de dados traz a dimensão humana para um mundo altamente automatizado e orientado por dados. Ele estabelece códigos de conduta e melhores práticas em gerenciamento de dados, garantindo que as preocupações e necessidades além das áreas tradicionais de dados e tecnologia – incluindo áreas como jurídico, segurança e conformidade – sejam tratadas de forma consistente.

Cloud Data Governance

À medida que mais e mais empresas e organizações percebem os benefícios de mover alguns ou todos os seus processos e armazenamento de dados para estratégias de integração em nuvem e iPaaS , a necessidade de governança de dados eficaz aumenta em escala.

Mudar para a nuvem envolve delegar certas tarefas a terceiros, como gerenciamento de infraestrutura, desenvolvimento de aplicativos, segurança etc. A nuvem também envolve virtualização de recursos técnicos, que podem criar desafios de soberania de dados, como regulamentos que obrigam esses dados que residem em um determinado lugar ou país. Além disso, as estratégias que priorizam a nuvem geralmente incentivam a descentralização, permitindo que as linhas de negócios ou grupos de trabalho implementem seu próprio sistema de forma independente, o que pode resultar em uma expansão descontrolada de dados.

É aí que a governança encontra seu lugar. Primeiro, um plano estratégico de governança de dados é crucial para a migração de conteúdo para a nuvem. Seja a mudança da empresa para um modelo de dados híbrido ou completamente em nuvem, o processo de migração de dados terá todos os mesmos benefícios de um plano geral de governança de dados, e a migração em si será mais eficiente e segura.

Além disso, mover processos de dados para a nuvem adiciona uma camada de complexidade em relação à segurança e ao acesso. Embora uma solução de dados totalmente local ainda precise de uma estratégia de governança de dados robusta, as partes interessadas apreciam especialmente o valor da governança de dados quando esses dados estão se movendo pela nuvem.

Ferramentas de governança de dados

Ferramentas de governança de dados

Para encontrar a abordagem certa de governança de dados para sua organização, procure ferramentas escaláveis ​​que possam ser integradas de forma rápida e econômica ao ambiente existente da organização.

Além disso, uma plataforma baseada em nuvem permitirá que você se conecte rapidamente a recursos robustos que são econômicos e fáceis de usar. As soluções baseadas em nuvem também evitam a sobrecarga de servidores locais.

Ao começar a comparar e selecionar ferramentas de governança de dados, concentre-se em selecionar ferramentas que o ajudarão a perceber os benefícios de negócios apresentados em sua estratégia de governança de dados.

Essas ferramentas devem ajudá-lo a:

  • Capture e entenda seus dados por meio de ferramentas e recursos de descoberta, criação de perfil e benchmarking. Por exemplo, as ferramentas certas podem detectar automaticamente uma parte dos dados pessoais, como um número de segurança social, em um novo conjunto de dados e disparar um alerta.
  • Melhore a qualidade de seus dados com validação, limpeza de dados e enriquecimento de dados.
  • Gerencie seus dados com ETL e ELT orientados por metadados e aplicativos de integração de dados, para que os pipelines de dados possam ser rastreados e rastreados com linhagem de dados ponta a ponta.
  • Controle seus dados com ferramentas que revisam e monitoram ativamente.
  • Documente seus dados para que possam ser aumentados por metadados e, assim, aumentar sua relevância, capacidade de pesquisa, acessibilidade, capacidade de link e conformidade.
  • Capacite as pessoas que conhecem melhor os dados para contribuir com as tarefas de gerenciamento de dados com ferramentas de autoatendimento.

A Vantix é especialista em governança de dados e fornece ferramentas de ponta baseadas em nuvem que podem ajudar organizações de qualquer tamanho a passar de dados não governados para governança de dados ativa.

A governança de dados não é opcional

A governança de dados não é opcional

As organizações hoje têm uma quantidade incrível de dados sobre clientes, clientes, fornecedores, pacientes, funcionários e muito mais. Quando essas informações são utilizadas de maneira adequada para entender melhor o mercado e seu público-alvo, uma organização terá mais sucesso. A mesma governança de dados também garantirá que esses dados sejam confiáveis, bem documentados e fáceis de encontrar e acessar dentro de sua organização, e que sejam mantidos seguros, em conformidade e confidenciais.

Certifique-se de que sua organização esteja posicionada para maximizar os investimentos em governança de dados e minimizar o risco de violações de dados. Dê uma olhada em nossas soluções de governança de dados quando estiver pronto para começar.

 

QUERO SABER MAIS SOBRE GOVERNANÇA DE DADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *