Como os hackers estão aproveitando a Inteligência Artificial para ataques cibernéticos
Home » Blog » Cibersegurança » Como os hackers estão aproveitando a Inteligência Artificial Armada para ataques cibernéticos

Como os hackers estão aproveitando a Inteligência Artificial Armada para ataques cibernéticos

postado em: Cibersegurança

No mundo da segurança cibernética, a Inteligência Artificial (IA) mudou a maneira como descobrimos, respondemos e nos recuperamos de ataques cibernéticos. Mas, apesar dos vários avanços da Inteligência Artificial na cibersegurança, os ataques cibernéticos estão se tornando cada vez mais perigosos justamente por causa da Inteligência Artificial.

Os criminosos cibernéticos estão aproveitando as ferramentas existentes da inteligência artificial e das tecnologias baseadas na IA para realizar ataques e, como resultado, causam ameaças e os ataques cibernéticos estão se tornando cada vez mais difíceis de prevenir.

Neste post explicaremos como a inteligência artificial está sendo usada para ataques cibernéticos e o que sua empresa pode fazer para evitar que ocorram esses ataques.

O que é a Inteligência Artificial Armada?

A Inteligência Artificial Armada é o ato de alterar os sistemas existentes ou desenvolver novos programas e ferramentas para reduzir o desempenho da IA e interromper as operações configuradas.

O objetivo da IA Armada em ataques cibernéticos é se infiltrar em redes e sistemas de forma mais rápida do que a maioria das organizações, utilizando os recursos exclusivos das tecnologias da Inteligência Artificial. Recursos como retenção de informações aprendem a inteligência e velocidade aprimorada da automação.

Ao utilizar a IA como arma para modelar ataques adaptáveis e desenvolver programas de software malicioso inteligentes, os criminosos cibernéticos conseguiram programar ataques para coletar conhecimento sobre o que impediu essas invasões de hackers, o que provou ser bem-sucedido.

Como a Inteligência Artificial Armada está sendo aproveitada para aprimorar os ataques cibernéticos?

O que é a Inteligência Artificial Armada?

Tradicionalmente, as tecnologias de IA aprimoraram as soluções de segurança cibernética para melhorar a postura geral de segurança das redes comerciais. Contudo, à medida que os criminosos cibernéticos continuam a alavancar e armar a IA, eles conseguiram desenvolver programas de software malicioso inteligentes que executam ataques em ritmo acelerado.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a IA pode ser ‘armada’:

  • Alterando Algoritmos da Inteligência Artificial: A Inteligência Artificial permite que os usuários melhorem a velocidade, a eficiência e a precisão. No entanto, quando alterados com más intenções, os criminosos cibernéticos podem criar ataques precisos e indetectáveis, como ataques de phishing, em uma velocidade maior.
  • Envenenamento de Dados: Ao usar conjuntos de dados de treinamento da Inteligência Artificial, os cibercriminosos podem “envenenar” esses conjuntos de dados. Ao fazer isso, os dados são facilmente manipulados e alterados para refletir informações incorretas e, assim, afetar a precisão do sistema de uma organização.
  • Ataques de Entrada: Os criminosos cibernéticos podem alterar entradas em redes da Inteligência Artificial que desencadeiam resultados inesperados. Por exemplo, um invasor pode usar códigos ocultos para aplicativos benignos, que são combinações de programações para “disparar” em um momento específico, mesmo meses após a alteração dessas informações. Tudo isso para maximizar os impactos de ataques cibernéticos, infiltrando-se em um aplicativo quando ele está mais vulnerável.
  • Imitando sistemas confiáveis: Os criminosos cibernéticos também aproveitam as tecnologias da Inteligência Artificial para desenvolver um software malicioso capaz de imitar um sistema controlado e seguro. Como resultado, os criminosos cibernéticos têm a capacidade de executar ataques de ransomware indetectáveis à medida que se integram à rede de segurança de uma empresa.

A Inteligência Artificial Armada criou um espaço para os criminosos cibernéticos acelerarem, dimensionarem e aumentarem o impacto dos ataques de hackers a ponto de muitas redes não terem tempo para se proteger de forma adequada.

O setor de segurança cibernética deve obter uma compreensão profunda das técnicas usadas pelos criminosos cibernéticos para desenvolver estruturas e controles de segurança robustos e eficazes para evitar ataques com inteligência artificial no futuro.

Como proteger sua rede de Inteligência Artificial Armada?

Como proteger melhor sua rede de Inteligência Artificial Armada?

Até que surjam controles adequados para evitar ataques de Inteligências Artificiais Armados, aqui estão algumas das melhores práticas para garantir que sua rede esteja protegida o tempo todo.

Mantenha a Higiene da Segurança Cibernética

Manter uma boa higiene da segurança cibernética significa atualizar o software, que consiste em gerenciar senhas, limitar acessos administrativos à rede e muito mais. Embora existam outras práticas recomendadas, manter-se atualizado com a integridade da sua rede pode melhorar o tempo de resposta a incidentes e ajudar a evitar futuros ataques cibernéticos.

Monitoramento Contínuo

O monitoramento contínuo da segurança cibernética da rede da sua organização ajuda a descobrir sistemas fracos ou vulneráveis que podem ser vítimas de um ataque de Inteligência Artificial Armado. Sua empresa deve estabelecer um plano de monitoramento contínuo para garantir que sua rede possa identificar e responder a novas tentativas de ameaças, aplicar novos controles para amenizar riscos e monitorar o ecossistema para garantir que os controles sejam eficazes.

Classificações de Segurança da SecurityScorecard

securityscorecard

As classificações de segurança da SecurityScorecard garantem rankings consistentes e orientadas por dados que sua organização pode usar para influenciar as medidas de segurança cibernética e evitar ataques de Inteligências Artificiais Armados. Além disso, as classificações de segurança fornecem uma visão interna de sua postura de segurança, permitindo que você tome medidas preventivas mesmo antes de um ataque cibernético.

Quando olhamos para o futuro dos ataques de Inteligências Artificiais Armados, fica claro que esses ataques só continuarão a se tornar mais complexos à medida que os criminosos cibernéticos se especializarem cada vez mais em ataques baseados na IA. No entanto, ao implementar um plano de monitoramento contínuo e receber informações avançadas das classificações de segurança, sua organização pode trabalhar para prevenir e ficar à frente de ataques de IA Armados para sempre.

Quer conhecer as classificações de segurança cibernética da sua empresa? Clique no botão abaixo e descubra como sua rede pode resistir a uma ameaça cibernética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.