5 erros de segurança na nuvem que podem colocar os seus dados em risco
Home » Blog » Cibersegurança » 5 erros de segurança na nuvem que podem colocar os seus dados em risco

5 erros de segurança na nuvem que podem colocar os seus dados em risco

postado em: Cibersegurança

Uma solução adotada por grande parte das empresas nos últimos anos é a Cloud Computing. É graças a essa tecnologia de computação na nuvem que se pode ter acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet. Uma ótima alternativa para você acessar dados importantes de qualquer computador, em qualquer horário e de qualquer lugar.

Apesar das grandes possibilidades e facilidades, a segurança na nuvem não deixa de ser uma responsabilidade compartilhada. Por isso, as organizações precisam estar atentas aos riscos e ameaças as quais estarão expostas em caso de falhas dentro deste sistema de segurança na nuvem.

Confira agora os 5 erros mais comuns que podem colocar os seus dados em risco de violação:

1 – APIs pouco seguras

APIs pouco seguras

As interfaces, que são os provedores de computação na nuvem oferecem diversos pontos de conexão e interfaces de programação para seus usuários.

O grande problema, é que apesar dessa funcionalidade ser uma grande facilitadora no que diz respeito à produtividade e agilidade nos processos, quando não há segurança, essas mesmas interfaces podem agir como ponte de comunicação para invasores explorarem os seus recursos de nuvem.

Só no ano de 2022, o Gartner estima que as APIs vão ser os principais vetores de ameaças utilizadas por invasores para direcionar dados de aplicativos corporativos.

2 – Ausência de Backup

O armazenamento na nuvem não dispensa a necessidade da realização de um backup. Muitas falhas podem comprometer a segurança de seus dados e, por essa razão, o ideal é implementar rotinas de backup normalmente.

Soluções de backup na nuvem vem se mostrado bastante eficazes e configuram a estratégia mais assertiva para empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

3 – Falhas na Gestão de Acessos

Uma das falhas de segurança na nuvem mais comuns é a gestão inapropriada de acessos.

É o gerenciamento de acesso que garante aos colaboradores a realização de tarefas voltadas a sua função na empresa. Apesar disto, muitas organizações ainda trabalham com acessos padrão, sem levar em conta as necessidades individuais de cada usuário.

A solução mais indicada para este problema é fornecer uma estrutura de governança de dados para contas de usuário.

4- Servidores Desatualizados

Usar servidores desatualizados impacta significativamente a segurança na nuvem. Servidores baseados em nuvem não necessariamente se atualizarão para as versões mais recentes.

Por isso, a empresa deve monitorar o gerenciamento de patches e contratar provedores que apliquem automaticamente as atualizações.

5 – Ausência de Ações de Combate à Ameaças Internas

Seu sistema pode estar vulnerável e exposto à ameaças de usuários internos, como ex-funcionários por exemplo.

Uma possível ação de combate a essas ameaças é conduzir auditorias de segurança regulares e revogar o acesso quando necessário. Soluções, como o Google Cloud Platform também oferecem ferramentas de auditoria.

Como a Vantix pode ajudar você a reforçar o seu nível de segurança de dados na nuvem?

  • Detecção dos ativos de dados sombra e nativos nos principais provedores de serviços de nuvem e os extrai em um catálogo de ativos.
  • Classificação elementos de dados confidenciais em sistemas de dados estruturados e não estruturados multinuvem e autogerenciados.
  • Visualize a distribuição de elementos de dados confidenciais.
  • Sincronize com qualquer catálogo de dados de terceiros para preencher metadados.
  • Crie um mapa de relacionamento entre os dados pessoais descobertos e seus proprietários.
  • Permita o cumprimento oportuno de DSRs, notificações de violação e relatório de consentimento.
  • Detecte a postura de segurança e configurações incorretas.
  • Avalie os riscos de segurança de dados.
  • Identifique hotspots de risco de dados em seu ambiente.

Não deixe de ler:

Deseja saber mais sobre a segurança de dados na nuvem? Confira o nosso ebook gratuito com as 5 principais considerações sobre uma migração segura de dados no nuvem.

s 5 principais considerações sobre uma migração segura de dados no nuvem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *