antivírus corporativo
Home » Blog » Cibersegurança » Antivírus corporativo, como funciona e como implementar na sua empresa

Antivírus corporativo, como funciona e como implementar na sua empresa

postado em: Cibersegurança

Introdução

O mundo está cada vez mais online e digital e as empresas têm que estar sempre se reinventando para aproveitar as oportunidades, mas principalmente para se proteger dos crimes virtuais que tem crescido muito.

No sentido de cibersegurança, a forma mais completa de proteger os sistemas e dispositivos na sua empresa é implementando um antivírus corporativo, e para fazer isso é importante conhecer tudo sobre essa solução.

Separamos aqui neste artigo as principais informações sobre os antivírus corporativos, as suas funcionalidades e principalmente como implementar no seu negócio e garantir a cibersegurança na sua empresa.

Boa leitura.

O que é um antivírus corporativo?

Um antivírus corporativo é um software que protege os sistemas e as redes de uma empresa contra invasões hackers e vários tipos de vírus como ransomware, malware, trojans e afins.

Imagine o antivírus do seu computador pessoal que avisa de uma tentativa de invasão ou que um documento está infectado por vírus, a versão corporativa desse software faz essa mesma função, só que numa escala muito maior.

Ou seja, faz a proteção dos servidores, computadores e vários outros dispositivos que estão conectados nas redes da sua empresa, centralizando as informações para uma análise e uma atuação mais assertiva.

antivírus corporativo empresa

Importância de ter um antivírus corporativo na empresa

Um grande jargão no meio do universo da T.I é aquele que diz: o melhor antivírus é o bom senso, e de fato, saber boas práticas para navegar pela internet já vai te livrar de muitos problemas.

Porém, quando pensamos na estrutura da sua empresa e na quantidade de funcionários e dispositivos conectados, é muito difícil garantir que todos terão o mesmo cuidado.

Para isso, a solução é um bom antivírus corporativo que crie uma camada de proteção completa para proteger as informações da sua empresa.

Confira a seguir as vantagens de ter um antivírus corporativo.

Segurança da informação

O principal alvo de ataque dos hackers são os dados de uma empresa, tanto aqueles que envolvem acesso ao financeiro, quanto dados de clientes para poderem cometer vários tipos de cibercrimes.

Por isso, a primeira defesa de um antivírus corporativo é proteger todas as informações da sua empresa, por meio de criptografia, mas também adicionando camadas de controle de acesso.

Quanto aos dados dos clientes, esses são ainda mais sensíveis e precisam de máxima proteção, principalmente por causa do nosso tópico seguinte.

Adequação à LGPD

A LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados e já está em vigor há algum tempo, então toda empresa que coleta algum dado de clientes, precisa seguir todas essas diretrizes. 

É um processo muito técnico, que precisa ainda de uma base jurídica, porém, com um antivírus corporativo de qualidade, é possível que você faça toda a adequação dos seus sistemas online para estar dentro das diretrizes demandadas pela LGPD.

Proteção contra roubo de dados

Uma vez adequada a LGPD, a sua empresa já terá muitas barreiras contra invasões, consequentemente, terá maior segurança contra roubo de dados, tanto seus quanto dos clientes cadastrados.

Vale lembrar que há níveis de segurança que um antivírus corporativo oferece, por isso é importante escolher soluções completas que caibam no orçamento da sua empresa, afinal, quando o assunto é cibersegurança, todo cuidado é pouco.

Valorização no mercado

Empresa segura em todos os aspectos é uma empresa que passa credibilidade para seus clientes e principalmente para o segmento, e isso cria um ambiente de maior confiança que propicia bons negócios.

Com tantos casos de vazamentos de dados que vemos ao longo dos anos, incluindo aqueles em gigantes da tecnologia, faz a gente pensar duas vezes antes de entregar nossos dados para uma empresa, por isso, ter um antivírus corporativo é o primeiro passo para construir uma cibersegurança eficiente.

Isso feito, o seu negócio passa a ser percebido como muito mais seguro e valioso perante ao mercado.

Suporte técnico

Com uma solução de antivírus corporativo robusta, você tem mais tranquilidade quanto aos processos diários da sua empresa, e ainda desafoga o time de T.I. que não precisa se preocupar em monitorar vários pontos de vulnerabilidade do sistema.

Uma boa ferramenta de antivírus corporativo oferece um suporte técnico especializado que funciona 24h, para que qualquer problema seja solucionado rapidamente.

antivírus corporativo importância

O que um antivírus corporativo precisa ter?

O ideal é buscar sempre a solução mais completa que o mercado pode oferecer sem prejudicar o orçamento da sua empresa, por isso, é importante buscar um antivírus corporativo que possa ser adaptado para caber nos principais processos da sua empresa.

Por exemplo, se sua empresa implementou o home office é importante ter uma proteção aos endpoints para que o uso remoto tenha a mesma proteção que aqueles dispositivos operando in loco.

Ou seja, a depender da realidade da sua empresa um antivírus que protege as informações e os dados vitais pode ser um primeiro passo e aos poucos você pode ir aumentando as proteções.

Apenas a questão do LGPD que atualmente é obrigatório por lei, portanto é preciso estar adequado a ela o quanto antes.

antivírus corporativo melhor opção

Qual o melhor antivírus corporativo para minha empresa?

Mantendo essa ideia de custo benefício atualmente uma das melhores opções do mercado em se tratando de antivírus corporativo é o Smart Assessment da Vantix.

Elaboramos essa solução pensando numa proteção de dados robusta e eficiente para que sua empresa possa contar com backups automatizados e periódicos para manter os dados sempre atualizados e seguros.

O Smart Assessment também faz uma análise completa de todas as vulnerabilidades dos sistemas da sua empresa e aponta as correções a serem feitas a fim de manter uma alta segurança.

Além disso tem muito mais vantagens para sua empresa ao implementar uma solução como o Smart Assessment da Vantix, clique e saiba tudo que podemos fazer pela sua empresa.

Conclusão

Hoje em dia, ter uma empresa sem antivírus corporativo é o equivalente a não ter trancas nem alarmes nas portas do seu negócio, pois cada vez mais os ataques hacker têm aumentado e causado inúmeros prejuízos para as empresas.

Portanto, conheça as soluções que a Vantix pode oferecer a sua empresa para proteger seus dados e ainda adequar sua operação a LGPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.